Começo escrevendo sem saber o que vou realmente escrever...
Sei que ainda tenho férias da faculdade e estou fazendo intensivo de inglês, ou seja, noite ocupada do mesmo jeito. O interessante disso é que inglês é bem mais divertido, apesar de não gostar muito de línguas, na verdade é muito mais questão de didática e disposição da turma.
Quando digo disposição, não digo necessariamente que a galera da minha sala de inglês está disposta a fazer as coisas, mas sim a maneira como é organizada a turma, maneira de sentar, se portar e o tamanho da turma.
Algo que realmente já ficou provado pra mim é que a disposição de lugares na sala, carteira e outros interfere muito no desempenho dos alunos, continuo afirmando que o método atualmente utilizado pela grande maioria das escolas é um dos piores. Você não tem liberdade, é totalmente congelado, além de dar sono.
A verdade é que as turmas deveriam ser bem menores, é muito mais produtivo, não existe tanta dispersão, as pessoas estão mais próximas, assim prendendo mais atenção no professor. Claro que a proximidade física acaba levando a proximidade de relacionamentos, o que se bem direcionado leva para um maior respeito de mútuas as partes e um "clima" mais aconchegante e proveitoso.
Por hora finalizo aqui minhas ponderações. Sem um fim bem definido.